Aerodinâmica do Kite

 

Para compreender como voa o kite, é necessário entender alguns conceitos básicos de aerodinâmica.

 

 

"Sustentação (Lift)"

 

É a força que surge quando um fluxo de ar passa por um perfil aerodinâmico.

Esta força é perpendicular ao fluxo.

 

A força de sustentação surge pela diferença de pressão entre a superfície superior (que desenvolve uma baixa pressão) e a inferior (que desenvolve uma alta pressão).

 

A diferença de pressão surge quando o fluido (neste caso o ar) é acelerado devido ao formato do objeto através do qual ele passa.

 

No caso de um perfil de uma asa de kite, as partículas de ar que passam pela parte de cima percorrem um caminho mais longo que as que passam pela parte inferior. Com o aumento da velocidade, ocorre uma queda de pressão de acordo com as leis de fluidos (Bernoulli).

 

 

O "Drag" 

 

É o desenvolvimento de uma força paralela ao fluxo de ar.  Esta força surge  devido ao formato do objeto que sofre a interação com o fluxo de ar e o atrito do fluido ao passar pela sua superfície .

 

 

 

"A Resultante"

 

A resultante desta diferença de pressão é a força de sustentação que faz os Kites desenvolverem  forças de  tração

 

A soma vetorialmente da "Sustentação" e do "Drag " vai ter como resultado final a resultante aerodinâmica.

 

Na maioria dos perfis das asas de kitesurf , o valor da sustentação é por norma mais de 10 vezes maior  que o  valor do arrasto.

 

 

 

 

 

"Eficiência Aerodinâmica"

 

A eficiência aerodinâmica de um perfil de asa de kitesurf poderá ser calculada dividindo-se o valor do vector da Sustentação pelo valor do vector do Drag.  A eficiência aerodinamica é um dos objetivos dos designers e engenheiros ao projetar um kite.

 

 

 

 

Angulo do Leading Edge (bordo de Ataque) "Stall"

 

Um dos aspectos mais importantes para analisar a aerodinâmica de uma asa de kiteurf é o angulo de ataque que o Leadind Edge (bordo de ataque) efetua aquando da penetração do vento .

 

Ao variar o angulo de ataque do leading edge, a variação das forças de sustentação e drag variam.

 

Em todas as asas de kitesurf o perfil da asa tem um angulo de utilização máximo. Se porventura o valor do vector de Sustenção diminui rapidamente e o Drag aumenta, verifica-se o fenomeno de "Stall" ou seja a asa de kitesurf entra em perda, verificando-se a sua queda.

 

 

 

 

 

 

 

 

"Aspect Ratio"